O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta cerca de 2,5% dos adultos globalmente, o que representa mais de 5 milhões de brasileiros.
Segundo o Dr. Matheus Trilico, neurologista referência em TDAH e TEA em adultos, o transtorno vai além de uma simples moda e necessita de cuidado especializado. O TDAH, de acordo com o DSM-5, é caracterizado por desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere na vida do indivíduo.
Estudos mostram que mais de 80% dos pacientes com TDAH abandonam o tratamento, o que é um problema grave de saúde pública. Em adultos, os sintomas geralmente incluem dificuldade de organização, procrastinação, esquecimento, problemas de foco, impulsividade e dificuldades em manter relacionamentos estáveis.
“O tratamento do TDAH é multidisciplinar, combinando medicamentos, terapias, atividade física e estratégias de organização. As principais causas do abandono do tratamento incluem efeitos colaterais, custos, estigma social e a falsa percepção de cura após a melhora inicial. Abandonar o tratamento pode levar a consequências graves, como depressão, acidentes, desemprego e abuso de substâncias”, explica o neurologista.
Dr. Trilico destaca que a mudança de comportamento é um desafio no tratamento dos adultos com TDAH, que muitas vezes procrastinam e abandonam seus planos. O sucesso no tratamento vai além da medicação, exigindo dedicação e acompanhamento especializado.
Sobre o neurologista:
Dr. Matheus Luis Castelan Trilico – CRM 35805PR, RQE 24818.
– Médico pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA);
– Neurologista com residência médica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR);
– Mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pelo HC-UFPR
– Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista
Mais artigos sobre TEA e TDAH em adultos podem ser vistos no portal do neurologista: https://blog.matheustriliconeurologia.com.br/